segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CÉLULAS A COMBUSTÍVEL

CÉLULAS A COMBUSTÍVEL

Células a combustível


Energia fácil e barata, sem gerar poluição, capaz de movimentar veículos e produzir eletricidade para uso comercial e residencial . A célula a combustível se baseia no uso de hidrogênio como combustível e é possível obter energia em grande quantidade, e além disso o produto da queima do hidrogênio é a água, que não polui de forma alguma. Embora o conhecimento do principio de funcionamento da célula a combustível e bastante antigo, o entendimento de como ela realmente funciona é relativamente recente.
Enquanto uma bateria comum leva o seu combustível e o seu comburente no interior, na célula a combustível um gás, como o hidrogênio e o comburente oxigênio são bombeados para o seu interior e a combinação de ambos e os eletrodos especiais resultam em eletricidade, que pode ser usada para alimentar um circuito externo. As vantagens desse sistema são inúmeras, mas a principal está na possibilidade de fornecimento de energia na forma constante e ilimitada. Tipos de células são: MCFC (maltem carbonate fuel cell), SOFC (solid oxid fuel cell), PAFC (phosphoric acid fuel cell), e as mais usuais PEM (protón exchange membrane).
A aplicações recentes deste tipo de energia, o NEBUS é um ônibus da Mercede Bens que utiliza células de hidrogênio com 250KW de potência sem poluição alguma. Subtraindo a potência necessária ao próprio funcionamento da célula, que se converte em calor para a alimentação do sistema elétrico e de ar condicionado, sobra para a propulsão 190KW que corresponde a uma potência de 260CV e autonomia para 250KM, com um tanque de 45m3 de Hidrogênio.


Fonte: www.nea.ufma.br

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